terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Paradoxo Kickiano

Situação:
Tenho os seguintes avançados e guarda-redes no plantel, com a respectiva pontuação desta jornada: Yannic 0 pontos; Meyong 1 pontos; Wesley 6 pontos; Kadu 0 pontos; Helton -1 pontos; Nilson 6 pontos; Bracalli 1 pontos.
Pergunta:
Tendo optado por uma táctica de reduzir o risco ou seja jogar com 3 defesas, que implica jogar com 2 avançados, qual a combinação que rendia mais pontos?
Resposta:
Nilson na baliza e Wesley e Meyong na frente. Meu Deus, mas o Meyong é do Braga e Nilson do Guimarães!! E agora? Quem resolve este paradoxo...

11 comentários:

roberto leal disse...

Situação:
Tenho os seguintes avançados e guarda-redes no plantel, com a respectiva pontuação desta jornada:
Yannick 0 pontos; Meyong 1 pontos; Éder -1 ponto; Laionel -1 ponto;
Helton -1 pontos; Rui Patrício -2 pontos; Pedro -1 ponto.

Pergunta:
Tendo optado por uma táctica de reduzir o risco ou seja jogar com 3defesas, que implica jogar com 2 avançados, qual a combinação que rendia mais pontos?

Resposta:
Hélton (ou Pedro) na baliza e Yannick e Meyong na frente. Meu Deus, mas o Hélton (ou Pedro) não jogaram!!
E agora? Quem resolve este paradoxo...

Significa isto que é de apostar nos jogadores que não jogam?
Ou significa isto que não há paradoxo algum uma vez que se trata de uma análise a posteriori com conhecimento dos resultados?

Ruce disse...

Caro colega, tás a ver isso pelo errado. Eu quando escolhi a minha equipa não sabia os resultados da jornada, nem perguntei ao Mestre Alves. Acho que não havia anões por perto, tirando aquele que é segurança num infantário em Vizela. Qual irresponsável afrontei o axioma kickiano “não jogar com um avançado e um guarda-redes que se defrontam no mesmo jogo”. No caso Meyong e Nilson, e não é que atendendo ao plantel disponível e resultados possíveis foi a melhor a opção…

roberto leal disse...

pois sim, meu caro rui santos, foi a melhor combinação possível, ou melhor, calhou ser...
mas o que te esqueces é que logo a priori e qualquer que fosse o resultado, é uma opção que está condenada a ser penalizada
nesta situação, foi penalizadora por o avançado não ter marcado
se ele tivesse marcado, penalizaria o guarda-redes
se não tivesse sido o teu avançado a marcar mas o colega do lado, penalizaria os dois

portanto isto não se trata de nenhum paradoxo kickiano, quanto muito é uma filosofia kickiana: apostar sempre no melhor resultado possível

há outros que se contentam com resultados condicionados à partida, mas enfim, são se calhar pessoas com poucas ambições

Ruce disse...

A expressão reduzir estragos, diz-te alguma coisa ? Como diria o Morais Sarmento : "Quaguenta pontos Cagalho!"

roberto leal disse...

reduzir estragos?
lá está, ao escolheres a equipa não sabes que estás a reduzir estragos, só a posteriori o sabes
quando escolhes a equipa podes é ter feeling que aquela opção vai ser a menos má, mesmo que não seja a melhor (porque vai ser sempre penalizada)

imagina tu que o yannick tinha marcado e tu não o tinhas colocado... como é que ficaria o raciocínio?

Ruce disse...

Nada disso. O que quis demonstrar foi que o que foi apresentado como um dogma não faz sentido. Como filosofia sim, há gostos para tu, há gajos que apanham no cu....e parece que gostam. A expressão reduzir estragos não foi usada por mim, desculpa lá a inconfidência. Mas sim é possível reduzir o risco na escolha de jogadores dentro de uma determinada realidade que é o teu plantel de 24 jogadores. Por definição, não é errado escolher um ponto de lança e um defesa que se defrontam.

PS. Alguém publique as regras do jogo para o J.

roberto leal disse...

eu acho que por definição é errado escolher dois jogadores tais que o sucesso de um implica o insucesso do outro
agora na prática pode não haver outra opção (ou esta revelar-se a melhor) mas isso são outros quinhentos

Ruce disse...

Tens que ver isto numa perspectiva mais global. O mundo e sobretudo o futebol é um local imperfeito. Mas a questão central não é essa, se começas a pensar nesta merda tipo robot, ficas como o THX não sei quantos....
Ass. Rui Santos, um criado ao seu dispor.

roberto leal disse...

eu não queria chamar esse cavalheiro para a presente discussão porque senão tinhamos de voltar muito atrás e perder muito tempo a explicar-lhe o sistema de penalizações, portanto se já me é difícil convencer-te a ti do meu ponto de vista imagino a ele

...e eu tenho mais do que fazer porque este país não vai para a frente sozinho

THX 1977 disse...

Este País Não É Para Velhos...

roberto leal disse...

este país está mal mal mal...